Tipos de lentes para óculos

(leitura de 4 minutos)

Texto escrito por: Vinícius Simonetto - Especialista óptico

Foto: Laboratório da Óptica Simonetto



Acredito que você possa ter dificuldades para compreender as diversas opções de lentes para óculos que existem. É comum lembrarmos mais facilmente das lentes de marca, não é mesmo? Por exemplo, quem nunca ouviu falar de Transitions, Varilux, Crizal ou Kodak? Mas vou explicar de uma forma que você possa compreender mais facilmente sobre as lentes e com isso se munir de informações para decidir sobre a lente mais adequada ao seu problema de visão, seja ele miopia, astigmatismo, hipermetropia ou Presbiopia. Neste artigo, você verá os tipos de lentes para óculos e suas categorias quanto a sua distância focal, assim como características que as tornam diferentes uma das outras.

CATEGORIAS DE LENTES

Monofocais

São lentes que usamos para um único campo de visão, seja para perto ou para longe.

Ocupacionais

São tipos de lentes usadas em escritórios, em apresentações onde a sala tem até cerca de 6 metros, ou numa mesa de atendimento onde se necessita de uma visão mais nítida e clara para realizar leituras no computador ou documentos. Elas possuem um campo de visão para média e curta distância, o que seria de 50 cm até 4 metros ou 6 metros, dependendo da versão.

São indicadas para oferecer um conforto maior na frente de computadores, onde se necessita de uma visão mais dinâmica. Essa lente oferece uma solução para quem tem dificuldades para usar o multifocal no ambiente de trabalho, usando telas e dispositivos digitais.

Bifocais

São lentes mais antigas e usadas em casos específicos. Elas possuem um campo de visão para longe e perto, sendo divididas por uma linha perceptível. Sua estética não é muito agradável, mas para alguns casos, são necessárias.

Multifocais

Uma das lentes mais usadas por pessoas que chegam na fase da Presbiopia (vista cansada), a partir dos 40 anos em média. Elas possuem 3 campos de visão que oferecem excelente conforto para longe e perto. Entre o campo de longe e perto, há um espaço reservado a distância média, o qual oferece uma transição mais suave e sem gerar aquelas sensações de buraco, de ondas, entre outras coisas esquisitas que muitos falam. Você já deve ter escutado alguém falando disso né? :).

CARACTERÍSTICAS DAS LENTES

E falando sobre as características das lentes, podem dizer que são os opcionais que podemos configurar em cada lente. Podemos dizer que a lente tem 3 fatores de opcionais: tratamento, materiais e campo de visão. Segue a leitura que vou te explicar.

Tratamento das lentes

São as camadas aplicadas nas lentes para aumentar a durabilidade, deixar as lentes mais fáceis de limpar, para não gerar aquele efeito de reflexo estranho nas lentes ao tirar uma foto, entre outros, Os principais tratamentos são: antirreflexo, antirrisco, repelência a pó e gordura, fotossenssibilidade (lente que se adapta aos ambientes internos e externos), proteção da luz azul, entre outros. E falando das marcas, o Crizal é uma marca de tratamento que inclui várias dessas funcionalidades que citei e que incluem o antirreflexo. Transitions é um tratamento de uma lente que escurece ao sol e fica clara em ambientes internos.

Materiais de lentes

O material tem tudo haver com a grossura das lentes. O que determina a espessura de uma lente é ligado a vários fatores e um deles é material. Hoje em dia, temos materiais muito bons e com várias aplicabilidades. Vou citar alguns para que você conheça:

  • Resina 1.50: também chamada de orgânica ou CR39, é o material mais barato de lentes, mas que em certos graus pode ficar bem grossa

  • Trivex: É um dos materiais mais resistentes e casca grossa do mercado, e posso dizer isso com todas as letras pois quando o produzo, tenho que usar um protetor auricular, pois o barulho estridente que ele faz é muito grande. Também oferece uma boa leveza as lentes.

  • Resina 1.56: Outra lente orgânica com bom custo benefício e que podemos encontrar em várias disponibilidades de grau, entretanto podem ficar grossas e também são mais frágeis, podendo quebrar mais facilmente.

  • Policarbonato: é outro material bem resistente e bem usado para crianças. Ele tende a ficar mais leve e fino que os outros materiais anteriores.

  • Resina 1.67: sabe quando temos um amigo ou amiga que tem alto grau de miopia? Na maioria dos casos, essa amiga usa esse tipo de material para deixar suas lentes mais finas e esteticamente mais bonitas. Esse material oferece ótimos resultados para melhorar a grossura das lentes.

  • Resina 1.74: Esse é o material em resina mais fino do mercado.

Campo de Visão

Toda lente tem o campo de visão, mas existe uma parte da lente onde não tem grau, é um lugar que chamamos de aberrações periféricas. Elas são mais evidentes em certas categorias de lentes, como é o caso do multifocal. O interessante é que hoje em dia, os grandes fabricantes de lentes investiram muito em tecnologia, o que oferece muito conforto e diminui as sensações dessa parte da lente que não podemos enxergar. Sabe a Varilux, a Argos, a Hoyalux, a Solamax? Elas são marcas de multifocais que pelos nomes determinamos os campos de visões. Para escolher um bom campo de visão, é necessários conhecer as características de cada multifocal, saber as tecnologias que são aplicadas em cada uma, definir quais serão os hábitos de uso, e escolher a armação adequada para essa categoria de lentes.

Espero que eu tenha lhe auxiliado a conhecer mais sobre os tipos de lentes para óculos. Se tiver alguma dúvida sobre lentes para longe, clique aqui e veja algumas opções em nosso site agora mesmo, ou se preferir, pode contar comigo e me mandar uma mensagem clicando abaixo. Estou aqui para lhe ajudar a enxergar bem.