Lentes para óculos

Aprenda a escolher as suas lentes para óculos

(Leitura: 3 minutos)

Texto escrito por: Vinícius Simonetto - Especialista óptico


Hoje em dia temos muitas opções de lentes e funcionalidades. Há tantas marcas e variações que se torna comum, vermos muitas dúvidas relatadas pelos clientes. Por isso, um dos meus objetivos é esclarecer sobre o funcionamento das lentes, suas características e demonstrar da forma mais didática possível, a aplicação de cada lente.

Vou explicar sobre alguns pontos principais de uma lente oftálmica (nome dado a lentes que possuem grau), o que facilitará a sua escolha na hora de fazer o seu óculos de grau ou o seu óculos de sol com grau. Uma lente é uma combinação de curvas externas e internas, resultando no grau solicitado da receita oftalmológica.

Sempre que vamos escolher uma lente, devemos entender que ela é dividida em 3 fatores: material, tratamento e campo de visão.

O Material das lentes

Sabe aqueles termos estranhos que vemos nas tabelas das óticas? Aqueles números são chamados de índice de refração, por exemplo: 1.50, 1.59, 167, lembrou? Bom, esses índices estão relacionados ao material de cada lente, o qual é possível fazer o seu grau. Para facilitar, vou colocar abaixo os principais materiais usados com seus respectivos nomes:

  • Índice 1.50, também chamado de resina, orgânica ou CR39 (é um dos materiais mais acessíveis, mas que torna as lentes grossas, dependendo do grau)

  • Índice 1.53, conhecido como Trivex, (esse é um material extremamente resistente e leve)

  • Índice 1.59, conhecido como Policarbonato (além de resistente também deixa as lentes mais finas)

  • índice 1.67, conhecido como Resina de alto índice pois deixa as lentes mais finas que o materiais anteriores

Um ponto importante sobre o material das lentes é que não basta escolher o material mais fino para deixar as lentes finas, pois a grossura das lentes, depende de outros fatores também, como a escolha da armação e posicionamento no rosto da forma adequada. Caso tenha dúvidas, basta clicar aqui que irei explicar com detalhes. Estou aqui para lhe ajudar.

Tratamento das lentes

O tratamento está ligado as camadas que são aplicadas na lente, oferecendo características como: antirreflexo, antirrisco, repelência a gordura, repelência a pó, anti-embaçamento, proteção UV, proteção da luz azul, fotossenssibilidade (fotocromático antigamente), entre outros. Essas camadas tornam a lente mais durável e também ajudam a proteger seus olhos de luzes nocivas, como o sol ou luzes artificiais (celular, computador).

Campo de visão

A parte que enxergamos através das lentes é denominado campo de visão. Apesar de enxergarmos nitidamente em algumas partes, existem alguns locais onde a visão embaça pois toda lente tem um ponto cego, o que chamamos de aberração. E isso é frequente em qualquer grau.

Cada lente tem uma aplicabilidade para o seu estilo de uso, de trabalho, leitura, enfim, e quando entendemos esse contexto, conseguimos produzir um óculos do seu jeito, onde lhe oferecerá muito conforto e nitidez.

Bom, esperto que você tenha entendido um pouco mais sobre lentes de grau para óculos. E qualquer dúvida, entre em contato comigo.

Está precisando de ajuda?

Tem dúvida sobre alguma lente ou óculos?

Fale comigo agora, será um prazer te ajudar.

O que você está procurando?

Clique abaixo e escolha uma opção